01 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Arroz Basmati adulterado
2004-07-06

A Agência Inglesa de Segurança Alimentar (FSA) alerta para a possibilidade do arroz Basmati estar a ser adulterado, com adição de outras variedades, ou mesmo a ser vendido como Basmati, quando na realidade não tem as características típicas do referido arroz.

 

Basmati, é o nome de um tipo de arroz que cresce exclusivamente na zona dos Himalaias, no Norte da Índia e Paquistão. O consumo deste tipo de arroz com um aroma muito particular e distinto tem vindo a aumentar em todo mundo.

A mesma Agência, recomenda que o termo 'Basmati' deverá ser somente usado para referir 11 variedades Indianas e 5 Paquistanesas, as quais possuem as características organolépticas e físicas do típico Basmati.

 

De acordo com uma notícia divulgada no jornal Britânico “The Independent”, um estudo realizado pela FSA, revelou que após 300 amostras recolhidas em vários supermercados e mercearias, que aproximadamente 1 em cada 5 pacotes de arroz, tinham mais de 20% de arroz não Basmati, e 1 em cada 10 casos, tinham mais de 60%.

Recentemente cientistas Britânicos, da Reading Scientific Services Ltd (RSSL), desenvolveram um método baseado na análise de DNA, que permite identificar adulterações no arroz Basmati.

 

 

 

 



Fonte: FoodQualityNews.com

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt