Através da Casa do Azeite, Portugal, assumiu na passada sexta-feira, pela primeira vez, a presidência da Federação da Indústria do Azeite da União Europeia, representativa dos 5 países europeus produtores.
De acordo com a Casa do Azeite - Associação do Azeite de Portugal, a assembleia geral do organismo europeu decorre em Lisboa e escolhe a associação para presidir à sua actividade em 2005 e 2006.
A FEDOLIVE representa as associações do sector oleícola de Portugal, Espanha, Itália, França e Grécia, países responsáveis por cerca de 80% da produção mundial de azeite e 70% do consumo.
A Casa do Azeite, estrutura associativa de âmbito nacional que reúne 65 empresas, tem como objectivo promover o crescimento do sector oleícola nacional, com base em modelos de produção, transformação e comercialização.
A sua actividade reparte-se entre o apoio aos produtores e a promoção do azeite de marca junto dos consumidores, nomeadamente com acções de divulgação relacionada com as ligações à gastronomia, cultura e saúde.
Nos 5 países europeus produtores de azeite, o sector ocupa cerca de 2,5 milhões de pessoas, 100 mil dos quais em Portugal.
Os últimos dados disponíveis, que remontam a 1999, apontavam para a existência de 796 milhões de oliveiras na União Europeia, plantadas em cerca de 5,4 milhões de hectares.
Fonte: Lusa