Especialistas em Ambiente da União Europeia vão reunir, a 6 de Junho próximo, para votar uma nova proposta que pretende introduzir uma nova variedade de milho transgénico na lista de culturas geneticamente modificadas permitidas.
Trata-se de um produto para plantar e não apenas para importar de países terceiros e, por isso, a tentativa de aprovação é inédita.
Apesar da União Europeia ter levantado o embargo que impunha a produtos transgénicos, ainda não foi aprovada nenhuma variedade para cultivo. Apenas são permitidas aquelas plantas geneticamente modificadas que foram aprovadas antes de 1998.
A questão é polémica para os 25 governos que compõem a União Europeia, uma vez que as plantas transgénicas têm-se generalizado nos campos agrícolas de todo o mundo e o rendimento que representam não pode ser ignorado, mas os consumidores europeus são cépticos e desconfiam destes produtos, apesar dos pareceres de produtores e cientistas.
Assim, o milho 1507 estará na mesa dos decisores comunitários, em Junho, mas poderá não haver maioria qualificada para aprovar esta planta.
Nesse caso, a questão passará a integrar a ordem de trabalhos do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia.
Fonte: Reuters e Confagri