Várias agências da ONU apresentaram esta terça-feira na conferência internacional sobre gripe das aves, que decorre na Malásia, um plano para erradicar esta epizootia em 10 anos através de um investimento de 102 milhões de dólares (85,6 milhões de euros) no primeiro triénio.
O projecto foi elaborado pela Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização de Saúde Animal e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
«Estamos perante uma crise internacional, portanto, deve haver um estado de consciência, ajudas e respostas rápidas de carácter internacional», disse Joseph Domenech, da FAO, no segundo e penúltimo dia de debate.
O especialista assinalou que «esta doença é endémica na Ásia. Não é possível erradicar o vírus em toda a região asiática numa questão de meses ou de poucos anos. Novos focos podem surgir em qualquer parte do mundo por causa do comércio mundial de animais, produtos e do constante trânsito de pessoas».
De acordo com Domenech, metade dos fundos necessários para os próximos três anos poderá ser conseguida antes do fim deste ano, embora reconheça que não será suficiente para erradicar a gripe das aves. O plano estratégico começará a ser aplicado nos países do sul, leste e sudeste asiático, os mais afectados, e posteriormente no resto da Ásia, África, América e Europa.
Fonte: Diário Digital