A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (AESA) aprovou, pela primeira vez, testes rápidos especificamente dirigidos à detecção de encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET) em pequenos ruminantes.
Até agora, não existiam testes específicos para estes animais, utilizando-se provisoriamente cinco testes rápidos eficazes em tecidos de bovinos. Ainda se encontram em análise alguns testes para pequenos ruminantes, mas já foram aprovados os seguintes: Bio-Rad TeSeE, Enfer TSE Test, InPro CDI-5, Prionics Check LIA SR e Prionics Check Western SR.
Para a determinação do êxito na detecção de EET, estes testes foram avaliados em termos da sensibilidade dos animais infectados com scrapie de forma natural e foram investigadas formas atípicas da mesma doença em animais infectados experimentalmente com a encefalopatia espongiforme bovina.
Determinou-se que todos os testes já aprovados podem ser utilizados na detecção em amostras de ovinos para a scrapie clássica; à excepção do Prionics Check LIA SR, todos podem ser usados para a detecção da scrapie atípica.
Fonte: Agrodigital e Confagri