19 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Foco de Língua Azul detectado perto da fronteira portuguesa
2005-08-01

Na passada sexta-feira, o Ministério da Agricultura anunciou que um foco da doença da Língua Azul foi detectado perto da fronteira portuguesa, na zona limite do concelho de Barrancos, e está a afectar a movimentação dos animais ruminantes não vacinados.

O foco foi detectado a três quilómetros da fronteira e obrigou à criação de uma zona de restrição da movimentação dos animais não vacinados das espécies sensíveis à doença na área geográfica de 20 quilómetros em redor da exploração afectada, que abrange o concelho de Barrancos e as freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, no concelho de Moura.

A doença da Língua Azul, também conhecida como febre catarral, é muito contagiosa e propaga-se entre os ruminantes (ovinos, caprinos e bovinos) através dos insectos, não se conhecendo qualquer consequência para os humanos.

O foco de Língua Azul foi detectado numa exploração de bovinos em Escinasola, na Comunidade Autónoma da Andaluzia (Espanha), e comunicado pelos Serviços Veterinários do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha.



Fonte: Diário Digital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt