A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu aos países que se preparem para enfrentar a pandemia da gripe das aves e prevenirem a ameaça "óbvia" que é a mutação para uma variante humana.
A mutação do vírus H5N1 é actualmente considerada pelas autoridades como inevitável.
"Nenhum Governo, nenhum Chefe de Estado pode ser apanhado desprevenido. É muito importante estarmos todos prevenidos", disse na segunda-feira o director-geral da OMS Jong-Wook Lee.
Este responsável falava na abertura da Cimeira Regional da OMS para o Pacífico Ocidental, que junta mais de 200 especialistas até sexta-feira.
"É óbvio que uma pandemia vai acontecer, todas as condições estão reunidas. O problema agora é o tempo", sublinhou.
OmS alertou ainda para o facto de a gripe das aves e a gripe asiática não são as únicas doenças emergentes neste século.
A gripe das aves - que foi detectada pela primeira vez na Coreia do Sul em 2003, já atingiu 11 países e matou 63 pessoas.
Actualmente, só perto de 40 países dos 192 Estados-membros da OMS dispõem de um plano detalhado para poderem fazer face a uma mutação do vírus H5N1, que se transmitirá entre humanos, fazendo milhões de vítimas, como a gripe espanhola de 1918.
Para a OMS, a produção actual de vacinas anti-virais é insuficiente para enfrentar uma epidemia comparável à de 1918, que matou cerca de 40 milhões de pessoas em todo o mundo.
Fonte: Rádio Renascença