O último relatório da EFSA sobre resíduos de pesticidas nos alimentos na União Europeia já está disponível. Este relatório apresenta uma panorâmica dos níveis de resíduos encontrados numa seleção de produtos de consumo frequente.
Em 2021, foi recolhido um total de 87 863 amostras de alimentos na União Europeia. A análise dos resultados mostra que 96,1 % das amostras não ultrapassaram os níveis legalmente permitidos. Para o subconjunto de 13 845 amostras analisadas no âmbito do programa de controlo coordenado pela UE (EU MACP), 97,9 % estavam dentro dos limites legais.
O EU MACP analisa amostras aleatoriamente recolhidas de 12 produtos alimentares. Em 2021, eram beringelas, bananas, brócolos, cogumelos de cultura, toranjas, melões, pimentos doces, uvas de mesa, azeite virgem, trigo, gordura bovina e ovos de galinha.
Das amostras analisadas no âmbito do programa coordenado:
- 58,1% (8.043 amostras) foram consideradas isentas de níveis quantificáveis de resíduos.
- 39,8% (5.507) continham um ou mais resíduos em concentrações inferiores ou iguais aos níveis permitidos (conhecidos como limites máximos de resíduos, ou LMR).
- 2,1% (295) continham resíduos que excediam os níveis permitidos.
A mesma seleção de produtos é amostrada de três em três anos, o que significa que podem ser identificadas tendências de aumento ou diminuição.
A taxa global em que os resíduos de pesticidas excederam o LMR aumentou de 1,4% em 2018 para 2,1% em 2021. Excluindo as toranjas, a taxa média de excedência do LMR foi de 1,4 % em 2021, a mesma que em 2018. Em 2021, os Estados-Membros chamaram a atenção para a maior presença de resíduos de pesticidas nas toranjas importadas de fora da UE e, no mesmo ano, a Comissão Europeia aumentou os controlos nas fronteiras.
Os resultados pormenorizados dos programas de controlo estão disponíveis no site da EFSA sob a forma de quadros e gráficos, tornando os dados mais acessíveis a não especialistas.
Para além dos dados harmonizados e comparáveis recolhidos no âmbito do programa coordenado da UE (EU MACP), o relatório anual da EFSA inclui também dados recolhidos no âmbito das atividades nacionais de controlo levadas a cabo pelos Estados-Membros da UE, pela Noruega e pela Islândia.
Os resultados dos programas de controlo são uma fonte de informação valiosa para estimar a exposição alimentar dos consumidores da UE a resíduos de pesticidas.
A EFSA efetuou uma avaliação do risco alimentar como parte da sua análise dos resultados. Este ano, foi também introduzida pela primeira vez uma avaliação probabilística piloto sobre um subconjunto de substâncias.
O relatório sugere que é pouco provável que os géneros alimentícios analisados em 2021 constituam uma preocupação para a saúde dos consumidores. No entanto, o relatório inclui uma série de recomendações para aumentar a eficiência dos sistemas europeus de controlo de resíduos de pesticidas.
Relatórios:
- The 2021 European Union report on pesticide residues in food
- National summary reports on pesticide residue analysis performed in 2021
Fonte: EFSA e Qualfood