01 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Riscos microbiológicos dos gelados
2004-05-26

A contaminação por microrganismos patogénicos mantém-se como um dos principais quebra-cabeças da indústria de gelados.

 

As técnicas de fabrico industrial dos gelados tem vindo a melhorar nos últimos anos. O equipamento disponível facilita a produção, e as normas de higiene também melhoraram substancialmente, a fim de proteger a saúde dos consumidores e evitar alterações não desejadas. Contudo, o risco de contaminação microbiológica continua a ser um problema para a indústria e distribuidores.

 

Os riscos inerentes ao fabrico artesanal e industrial de gelados estão relacionados com vários ingredientes utilizados na sua elaboração. Estas matérias-primas, principalmente as ricas em proteínas, como os ovos e o leite, oferecem aos microrganismos, especialmente a maioria das bactérias patogénicas, a oportunidade para que se multipliquem rapidamente.

 

Os riscos ao longo do processo de elaboração dos gelados podem classificar-se em primários e secundários. Os primeiros estão relacionados com a carga microbiana proveniente das matérias-primas. Os segundos, são aqueles originados pelas condições de processamento.

 

Além do referido anteriormente é necessário ter em conta que um meio ambiente pouco cuidado também pode influenciar negativamente a qualidade higiénica dos gelados. 

 

No processo de elaboração dos gelados, à medida que a temperatura diminui durante o processo de congelação, a actividade microbiana também diminui. A formação de cristais de gelo provoca uma diminuição da água disponível, quanto maior a velocidade de congelação, menores são os danos causados nas bactérias.

 

Nos gelados, os coloídes, sais de leite (principalmente fosfatos), lactose e caseína, protegem os microrganismos dos danos da congelação. Deve ter-se em conta as toxinas produzidas por microrganismos que não são alteradas pela congelação, tal como os esporos.

Durante o armazenamento prolongado a baixas temperaturas    (-18ºC) é possível encontrar-se uma percentagem considerável de microrganismos, inclusive patogénicos.

 

Os principais microrganismos e toxinas causadores de doenças relacionadas com o consumo de gelados contaminados com são Salmonella, Staphylococcus aureus, Shigella, Escherichia coli e Listeria monocytogenes.



» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt