Nos últimos dez anos, os serviços de veterinária dos Açores enviaram para o Ministério Público 27 processos relativos a análises positivas de bovinos detectados com substâncias para crescimento rápido.
O director dos serviços, Hernâni Martins, adiantou que os animais em causa apresentavam "clembuterol", uma substância anabolizante que pode ter reflexos nos humanos se for ingerida durante o intervalo de segurança, estimado em cerca de 60 dias.
Hernâni Martins afirmou, todos os casos foram alvo de processos judiciais, que se encontram em segredo de justiça a aguardar julgamento.
Dados oficiais apontam que os bovinos foram detectados em explorações pecuárias nos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande, ilha de São Miguel, e na Praia da Vitória, ilha Terceira, na sequência das 2.239 análises efectuadas nos últimos anos.
O director dos serviços de veterinária adiantou, ainda, que "são efectuadas análises aleatórias" a esta substância em todos os matadouros dos Açores, bem como à água para consumo dos animais e à sua urina em diferentes explorações agrícolas das ilhas.
"A pressão que exercemos neste controlo, integrado no Plano Nacional de Pesquisa de Resíduos em animais, é muito forte", assegurou o responsável, para quem este esforço evita que o produto seja usado em larga escala.
De acordo com Hernâni Martins, não é possível, porém, analisar todos os animais" existentes nos Açores, mas "a região faz muitas mais [análises] do que as que estão definidas no plano nacional".
Para além disso, adiantou ainda o responsável, os técnicos dos matadouros têm autonomia para determinar a realização de análises quando existirem suspeitas em determinados animais.
Fonte: Confagri