O Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas divulgou que o Governo francês revogou a legislação que, desde Dezembro de 1998, proibia a importação de bovinos e embriões originários de Portugal.
De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura, a decisão do governo francês foi tomada após um parecer positivo da Agência francesa para a Segurança Sanitária dos Alimentos.
Com o parecer positivo da agência francesa ficou finalmente assegurada a compatibilidade da legislação francesa com o Regulamento da Comissão Europeia que levantou o embargo à importação de bovinos provenientes de Portugal, diz a nota do ministério da agricultura.
Há cerca de 10 dias, a França tinha prometido levantar o embargo unilateral à importação de carne bovina portuguesa no espaço de oito a 15 dias.
Na altura, o ministro da agricultura, Jaime Silva, no final de uma reunião dos ministros da Agricultura dos 25, em Bruxelas, recordou que Portugal não é um país exportador de carne bovina mas tem um problema que se prende com a exportação de animais para as touradas do sul da França.
A Comissão Europeia aprovou a 19 de Novembro do ano passado o levantamento do embargo às exportações de carne e produtos bovinos portugueses, imposto em 1998 devido à encefalopatia espongiforme bovina (BSE).
A proposta de levantamento do embargo dos produtos e bovinos portugueses foi aprovada a 21 de Setembro pelos veterinários europeus com o voto contra da França.
Fonte: Lusa