O Ministério da Agricultura anunciou que foi publicada a Portaria que permite a reestruturação de cerca de 4500 hectares de vinha para a campanha 2005/2006, no valor de 35 milhões de euros.
Em comunicado, a tutela lembra que o programa VITIS foi criado no ano 2000, no sentido de reforçar a competitividade do sector vitivinícola. A iniciativa resultou na reestruturação de 20 mil hectares de vinha, com um apoio de 165 milhões de euros.
A «situação de ansiedade» do último ano vivida pelo sector deveu-se, em parte, à paralisação do programa VITIS, que se encontrava sem verbas e em risco de ser definitivamente extinto.
No entanto existem vinhas com necessidade de urgente intervenção, uma realidade que o Ministério da Agricultura diz não ter passado despercebida ao Governo e que resultou na reactivação do VITIS.
Todas as candidaturas que não foram aprovadas ao abrigo do Despacho n.º 6714/2003, de 4 de Abril, poderão agora ser reapreciadas. Trata-se de «um sinal claro de apoio ao sector da vinha», considerado «prioritário» pelo Ministério da Agricultura.
Fonte: Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas