A União Europeia está a estudar uma nova proposta de directiva para o controlo da gripe das aves. A legislação afecta também o sector suinícola.
A proposta prevê que, no caso de se confirmar um foco de gripe das aves, é necessário efectuar análises aos suínos da exploração e, sem os resultados destas, os animais não poderão sair da exploração.
Uma eventual confirmação do vírus da gripe das aves em suínos dá às autoridades a possibilidade de autorizar o seu abate ou de outros animais da exploração. No entanto, as mesmas autoridades poderão também autorizar a movimentação dos animais para outras explorações ou matadouros.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), na monitorização que tem feito da epidemia de gripe das aves que se tem verificado na Ásia, alertou para a possibilidade do vírus infectar suínos, o que aumenta as probabilidades de mutação da gripe das aves. Em caso de mutação, o vírus pode transmitir-se a pessoas e entre humanos, o que originaria uma temida pandemia de proporções eventualmente catastróficas.
Fonte: AgroDigital e Confagri