20 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Gripe das aves: Vacina contra vírus humano é ineficaz
2005-09-14

 

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) esclareceu esta terça-feira que a vacina contra a gripe, que anualmente é produzida para proteger contra as estirpes de vírus responsáveis pelas epidemias anuais de gripe humana, não confere qualquer protecção contra a gripe das aves.

Em comunicado divulgado no site oficial deste organismo do Ministério da Saúde, a DGS informa que a vacinação contra a gripe na época 2005/2006 - cuja composição ainda não é conhecida - «não confere qualquer protecção contra a infecção pelo vírus influenza H5N1, responsável pela actual epizootia de gripe das aves em alguns países do sudeste asiático».

A DGS recorda que «não existe, actualmente, nenhuma vacina aprovada contra o vírus H5N1».

Sobre a vacina contra a gripe humana, a DGS alerta para o facto da sua prescrição ser «selectiva».

«A quota de vacinas contra a gripe atribuída a cada país é limitada, pelo que a prescrição deverá ser selectiva para os grupos prioritários», adianta.

Segundo a DGS, «a prescrição indiscriminada da vacina comprometeria a disponibilidade de vacinas para os grupos populacionais que dela mais beneficiariam».

O principal objectivo para a época de gripe 2005-2006 é «aumentar a cobertura vacinal nos grupos considerados prioritários», adianta o comunicado.

A vacina contra a gripe deve ser administrada durante o mês de Outubro e os «grupos prioritários para a vacinação» são as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, os doentes com mais de seis meses de idade que sofrem de doenças crónicas, como cardíacas, renais, hepáticas, pulmonares, metabólicas (diabetes) ou neuromusculares (com risco de aspiração).

Também as pessoas com imunodepressão, os residentes ou com internamentos prolongados em instituições prestadoras de cuidados de saúde e os indivíduos sem abrigo são considerados de risco e, por isso, devem ser vacinados.

As autoridades recomendam ainda a vacinação de pessoas com contacto directo com os grupos de risco, como o pessoal dos serviços de saúde e de outros departamentos e os que vivem com doentes dos grupos de risco.

Entretanto o Governo Espanhol compra cinco milhões de doses de vacinas contra gripe das aves

O Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação espanhol comprou cinco milhões de doses da vacina contra a gripe das aves à empresa Fort Dodge Veterinária, como pedida de prevenção face à possível chegada da doença à Europa.

De acordo com o Boletim Oficial do Estado (BOE), as doses adquiridas foram avaliadas em cerca de 257 milhões de euros.

Além das vacinas, o Governo espanhol aplicou um conjunto de outras medidas preventivas, incluindo um reforço do controlo e vigilância das aves do país.

Especialistas internacionais consideram que a chegada da doença à Europa é apenas uma questão de tempo, frisando que o vírus poderá ser transportado da Ásia durante o actual período de migração das aves.



Fonte: Diário Digital, AgroPortal

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt