Austrália apoia iniciativa dos EUA contra a Gripe das Aves
A Austrália uniu-se a um grupo internacional, liderado pelos EUA para lutar contra a gripe das aves, anunciou esta sexta-feira o primeiro-ministro australiano, John Howard, através da rádio ABC.
De acordo com a emissora, a iniciativa conta já com o apoio da Argentina, Cambodja, Canadá, China, Índia, Japão, Malásia, Nigéria, Nova Zelândia, Reino Unido, Rússia, Singapura, Tailândia e Vietname.
Howard afirmou que este assunto irá ocupar uma posição prioritária nos temas que serão tratados na próxima cimeira de chefes do Estado e de Governo do Fórum de Cooperação Económica da Ásia e o Pacífico (APEC), agendada para Novembro.
Bulgária: Bruxelas Estabelece Medidas Restritivas às Importações Avícolas
O aparecimento na Bulgária de um foco da enfermidade de Newcastle no final de Agosto motivou a União Europeia a adoptar medidas de restrição das importações, a aplicar até 23 de Agosto de 2006. Em causa, diz o Agrodigital, está a proibição das importações de aves de curral, de aves de caça, de ovos para incubação, de carne e de produtos derivados dessas espécies procedentes da localidade de Vratsa.
Gripe das Aves Discutida em Conferência Internacional
Ontem, a Organização Mundial de Saúde manifestou receio que o vírus a gripe das aves sofra mutações e venha a transmitir-se entre seres humanos. Como tal, lemos no site da Rádio Renascença, decidiu promover uma conferência internacional para discutir medidas de combate a uma eventual pandemia.
O Canadá vai ser o anfitrião do encontro que se realiza em Outubro, provavelmente em Otawa, e terá a presença de ministros da saúde e representantes de cerca de 30 países.
Indonésia Confirmou a Quarta Vítima Mortal devido à Gripe das Aves
A Indonésia confirmou hoje a quarta vítima mortal devido à gripe das aves, uma mulher de 37 anos, que morreu a 10 Setembro num hospital da capital.
Os testes iniciais efectuados às amostras do seu sangue foram positivos, revelando gripe das aves, mas foi um laboratório de Hong Kong que permitiu confirmar oficialmente a razão da morte.
"Sim, está confirmado", afirmou sexta-feira a ministra indonésia da Saúde, Siti Fadillah Supari.
Na Indonésia, quarto país mais povoado do Mundo, a gripe das aves matou milhões de frangos em 2004 e as autoridades não conseguiram erradicar a doença em 2005.
Entretanto, o responsável máximo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Lee Jong-Wook, advertiu quinta-feira que os humanos podem vir a transmitir entre si a gripe das aves.
Mortal, o vírus H5N1, encontrado nas aves migratórias e de aviário e também transmissível ao homem, não é actualmente contagioso entre os humanos.
"O vírus H5N1 não adquiriu a capacidade de transmissão entre os humanos, mas quando o fizer - e temos algumas provas de que isso vai acontecer - espero que seja menos tóxico que o actual H5N1, que matou metade das pessoas infectadas", indicou Lee.
Quarta-feira, os Estados Unidos e a França já tinham advertido para o risco de uma pandemia.
Para a OMS, a produção actual de vacinas anti-virais é insuficiente para enfrentar uma epidemia comparável à de 1918, que matou cerca de 40 milhões de pessoas em todo o Mundo.
Fonte: Confagri e Diário Digital