A agência Norte Americana (FDA) alerta para o risco de se contrair Hepatite A pelo consumo de cebolas cruas. Este alerta foi lançado nos finais de 2003, depois de se ter confirmado e registado vários casos nos estados do Tenessee, Carolina do Norte, Georgia em Setembro e posteriormente em Outubro na Pennsylvania. De acordo com a mesma fonte foram identificadas aproximadamente 550 pessoas que tinham contraído hepatite A, dos quais 13 trabalhadores de um dado Restaurant A e 75 residentes de seis outros estados que tinham jantando no referido restaurante. De acordo com a mesma fonte, 3 pessoas faleceram.
Até essa data não havia relatos das cebolas poderem ser veículos de transmissão da hepatite A, sendo mais frequente essa associação ser efectuada a outro tipo de produtos, como alguns tipos de moluscos especialmente ostras cruas.
Face à extensão do caso foram realizados vários estudos que revelaram que todos tinham o consumo de cebolas verdes cruas ou pouco cozinhadas provenientes de 3 empresas do México.A FDA aconselha para minimizar o risco de contrair a doença, que se evite comer este tipo de produtos crus e que se questione sempre os responsáveis dos restaurantes se as saladas possuem este tipo de produto mal processado.
A Hepatite poderá ser contraída por via oral associado igualmente a contaminação fecal. O uso de águas residuais contaminadas poderá ter estado na origem deste problema de saúde pública nos EUA.