Um representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou que os novos casos de gripe das aves detectados no Vietname nos últimos dias não significam um reaparecimento da epidemia.
Após três semanas sem qualquer novo caso, o Vietname identificou nos últimos dias quatro novos contaminados, um dos quais morreu.
Hans Troedsson, representante da OMS em Hanoi, defendeu que “não é uma situação alarmante. Assistimos ao fim da actual epidemia. Essa foi a razão pela qual não houve notícia de novos casos durante três semanas. Três ou quatro casos não significam que as coisas mudaram completamente”.
Na segunda-feira, uma mulher de 35 anos, originária de Hanoi, acusou um teste positivo por gripe das aves, estando hospitalizada desde 24 de Fevereiro.
Um homem de 21 anos e a sua irmã de 14, originários da província de Thai Binh, no norte do Vietname, também estão hospitalizados depois de terem acusado resultados positivos.
De acordo com fontes oficiais, um homem de 69 anos, também originário da província de Thai Binh, morreu na semana passada.
Um total de 34 pessoas morreram no Vietname e 12 perderam a vida na Tailândia desde o aparecimento da gripe das aves no final de 2003.
Hans Troedsson considerou que o aparecimento destes novos casos era previsível.
2Podemos ver casos esporádicos aparecer de forma irregular, ou focos limitados no tempo com grupos de casos. É difícil de prever”, indicou Hans Troedsson.
Fonte: Lusa e RTP