14 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Hong Kong: Galinhas sem Gripe das Aves
2005-04-13
 

As autoridades de Hong Kong anunciaram hoje que as cerca de 200 galinhas que morreram numa quinta em Shenzhen, zona económica especial adjacente à antiga colónia britânica, não estavam infectadas com o vírus da gripe das aves.

O departamento de Saúde, Bem-estar e Alimentação de Hong Kong referiu que as autoridades chinesas garantiram que as galinhas - que morreram na última semana - estavam contaminadas com uma doença comum do trato respiratório sem perigo para os humanos.

O mesmo departamento realçou que as autoridades chinesas efectuaram testes de despistagem do vírus da gripe das aves às galinhas mortas mas os resultados foram negativos.

Como medida de precaução outras 8.000 galinhas que estavam na mesma quinta foram abatidas.

A Região Administrativa Especial de Hong Kong, onde o vírus H5N1 fez as primeiras vítimas conhecidas entre os humanos - no ano de 1997 - está em constante alerta para os casos da gripe das aves e todas as galinhas criadas no sul da China que têm como destino a antiga colónia britânica são vacinadas contra a doença.

Desde que o vírus reapareceu na Ásia em 2003 já morreram 51 pessoas infectadas com a doença.

Milhões de aves morreram em consequência da doença ou foram abatidas como medida de precaução contra a gripe das aves, uma doença que a Organização Mundial de Saúde classificou já de endémica em algumas zonas da região asiática.



Fonte: Lusa

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt