A União Europeia vai harmonizar as medidas de prevenção e combate à gripe das aves. No final de Setembro e início de Outubro, o grupo de trabalho referente àquela doença vai debater propostas de vários Estados-Membros e determinar o procedimento a adoptar por todos os países.
Especialistas em sanidade animal, ornitologia e veterinária têm estado já debruçados sobre a questão, tendo reunido em Bruxelas para debater a questão e analisar novas medidas de reforço da vigilância, particularmente no que diz respeito a aves selvagens.
As reuniões consistiram na exposição de projectos de âmbito europeu para a integração transversal das redes, existentes e futuras, de vigilância, de forma a processar e integrar a informação já obtida sobre as rotas migratórias e sobre a possibilidade de transmissão da estirpe H5N1 da gripe das aves, responsável pela morte de mais de 60 pessoas na Ásia.
Os especialistas avançaram já a possibilidade de se criar uma base se dados informática de natureza europeia, que permita a centralização de toda a informação sobre a doença.
A próxima reunião deverá servir para o estudo e eventual aprovação das propostas apresentadas pelos especialistas e pelos Estados-Membros. O objectivo é elaborar um conjunto de directrizes e recomendações para que todos os países adoptem as mesmas medidas.
Fonte: Confagri, AgroDigital