A exposição dos consumidores às nitrosaminas, compostos que se podem formar nos alimentos durante a sua preparação e processamento, suscita uma preocupação de saúde.
Esta é a conclusão da avaliação da EFSA sobre o risco para a saúde pública relacionado com a presença de nitrosaminas nos alimentos. Dez nitrosaminas encontradas nos alimentos são cancerígenas (podem provocar cancro) e genotóxicas (podem danificar o ADN).
A EFSA consultou partes interessadas externas sobre o seu projeto de parecer e os vários comentários recebidos foram considerados aquando da finalização do mesmo.
Potenciais riscos para a saúde
A EFSA realizou a sua análise avaliando os potenciais danos causados pelas nitrosaminas aos seres humanos e animais e analisando a exposição dos consumidores.
O Dr. Dieter Schrenk, Presidente do Painel sobre Contaminantes na Cadeia Alimentar, afirmou: "A nossa avaliação conclui que para todos os grupos etários da população da UE, o nível de exposição às nitrosaminas nos alimentos suscita uma preocupação em termos de saúde".
O Dr. Schrenk acrescentou: "Com base em estudos com animais, considerámos a incidência de tumores hepáticos em roedores como o efeito mais crítico para a saúde".
"Para assegurar um elevado nível de proteção do consumidor, criámos o pior cenário possível para a nossa avaliação dos riscos. Assumimos que todas as nitrosaminas encontradas nos alimentos tinham o mesmo potencial para causar cancro nos seres humanos que a nitrosamina mais nociva, embora isso seja improvável".
Quais são os alimentos que contêm nitrosaminas?
As nitrosaminas foram encontradas em diferentes tipos de alimentos, tais como produtos de carne curada, peixe processado, cacau, cerveja e outras bebidas alcoólicas. O grupo alimentar mais importante que contribui para a exposição às nitrosaminas é a carne e os produtos cárneos.
As nitrosaminas podem também estar presentes noutros alimentos, incluindo vegetais transformados, cereais, leite e produtos lácteos, ou alimentos fermentados, picados e condimentados.
Atualmente, existem algumas lacunas de conhecimento sobre a presença de nitrosaminas em categorias alimentares específicas. Equilibrar a dieta com uma maior variedade de alimentos poderá ajudar os consumidores a reduzir a sua ingestão de nitrosaminas.
O que acontece a seguir?
O parecer da EFSA será partilhado com a Comissão Europeia, que discutirá com as autoridades nacionais que medidas de gestão de risco são necessárias.
Acesso ao parecer aqui.
Fonte: EFSA