Para melhorar o bem-estar dos vitelos de criação, os animais devem ser mantidos em pequenos grupos, com espaço suficiente para descansar e com cama moldável, evitando ao mesmo tempo a utilização de compartimentos individuais. Estas são algumas das descobertas dos últimos pareceres científicos da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA). As nossas avaliações (da EFSA) sobre o bem-estar dos animais de criação fornecem apoio à revisão da legislação sobre o bem-estar dos animais na União Europeia.
O que é um bezerro?
Um bovino jovem até aos 6 meses de idade. As recomendações da EFSA aplicam-se a vitelos criados tanto em explorações leiteiras como em explorações de carne de vitela.
Os vitelos necessitam de 20% do seu peso corporal em leite durante as primeiras 4 semanas.
A partir de 2 semanas, devem ser fornecidas fibras, como por exemplo o feno, e gradualmente aumentadas ao longo do tempo. O consumo elevado de forragem cobrirá as necessidades de ruminação e de ferro.
Evitar o alojamento individual
Manter os animais em pequenos grupos de 2-7 animais de idade semelhante por causa do comportamento social.
Espaço disponível
Os vitelos precisam de ter espaço suficiente para poderem descansar numa posição descontraída - pelo menos 3 m2 por animal.
Para poderem ter um comportamento lúdico completo, precisam de 20 m2.
Contacto vaca-bezerro
Vaca e bezerro precisam de estar juntos durante pelo menos 1 dia após o nascimento.
Cama confortável
Para conforto do vitelo, a base da cama deve ser moldável.
As boas práticas de bem-estar animal não só promovem o bem-estar intrínseco dos animais, mas também ajudam a tornar os animais mais saudáveis. Este é um elemento chave para a segurança da cadeia alimentar, considerando os laços estreitos entre bem-estar animal, saúde animal e doenças de origem alimentar, de acordo com os princípios de Uma Saúde.
Documentos infográficos
Fonte: EFSA