O Secretariado do Codex publicou a 28ª edição do Manual de Procedimentos do Codex Alimentarius no site. Esta publicação não só incorpora os recentes aditamentos técnicos acordados pela Comissão, como também apresenta o conteúdo num novo formato e desenho, em conformidade com o "rebranding" global do Codex, dos textos do Codex, bem como com as normas de publicação da FAO e da indústria.
"A 28ª edição do Manual de Procedimentos, com o seu novo formato e layout colorido, é uma obra deslumbrante que representa sem dúvida um marco na história do Manual", disse Jean-Luc Angot, França, Presidente do Comité de Princípios Gerais do Codex (CCGP). Com melhorias em termos de clareza e facilidade de leitura, "o alinhamento com as normas de publicação mais avançadas traz também perspetivas emocionantes para o CCGP e para toda a família Codex, uma vez que facilitará futuras atualizações, assegurará a coerência a longo prazo e permitirá a compatibilidade com as ferramentas modernas de gestão de referência", disse ele.
"É ótimo ver esta 28ª edição do Manual de Procedimentos do Codex, agora disponível como uma versão online e descarregável", disse Steve Wearne, Reino Unido, Presidente da Comissão do Codex Alimentarius. Os membros do Codex concordam em acrescentar e alterar o manual mais ou menos todos os anos, e por isso é importante mantê-lo atualizado. "E assim o novo prefácio, que destaca o que há de novo nesta edição, é particularmente útil", disse ele.
As principais alterações são: alterações à secção sobre normas de produtos que tratam de recipientes não retalhados; texto sobre comités que trabalham por correspondência, e um novo anexo sobre extrapolação de limites máximos de resíduos de medicamentos veterinários.
Descarregar o novo Manual de Procedimentos 28ª edição
Fonte: Codex Alimentarius