A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma nova Guideline sobre a ingestão de hidrato de carbono para adultos e crianças. Esta guideline apresenta recomendações atualizadas e baseadas na evidência científica mais recente sobre a ingestão de hidratos de carbono para reduzir o risco de doenças crónicas em adultos e crianças, destacando a importância da “qualidade” dos hidratos de carbono.
A “qualidade” dos hidratos de carbono refere-se à natureza e composição dos hidratos de carbono presentes num alimento ou padrão alimentar, incluindo o teor de açúcares livres, a digestibilidade e consequente impacto na resposta glicémica, bem como a quantidade de fibra alimentar. São na verdade estes os fatores que mais determinam a o impacto na saúde da ingestão de hidratos de carbono.
Assim, esta guideline inclui recomendações sobre fontes alimentares preferenciais de hidratos de carbono (cereais integrais, hortícolas, fruta e leguminosas) e recomendações para o consumo de hortofrutícolas e para a ingestão de fibra alimentar. As recomendações presentes nesta guideline devem ser considerados no contexto de outras guidelines da OMS sobre alimentação saudável.
Esta nova guideline substitui a orientação anterior da OMS sobre a ingestão de hidratos de carbono, incluindo a do Grupo de Estudo da OMS sobre Alimentação, Nutrição e Prevenção de Doenças Crónicas de 1989 e o relatório conjunto da OMS/FAO de 2002 sobre Alimentação, Nutrição e Prevenção de Doenças Crónicas, resultante de uma consulta a peritos.
A “Carbohydrate intake for adults and children: WHO guideline” pode ser consultada aqui.
Fonte: Nutrimento