O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) publicou hoje uma nota de avaliação rápida de risco relativa a um surto de salmonela (Salmonella Enteritidis ST11), que conta com 335 casos identificados em 14 países da UE, bem como no Reino Unido e nos EUA. Tratam-se de três conjuntos de casos registados entre janeiro e outubro deste ano.
“A maioria dos casos reporta o consumo de carne de galinha, incluindo kebabs de frango. Nove casos em três países necessitaram de hospitalização, e registou-se um caso de morte na Áustria, sublinhando o potencial de infeções severas ou fatais neste surto”, assinala o ECDC, em comunicado.
O organismo assinala que bactérias semelhantes às que causaram o surto foram detetadas em amostras de carne de frango e kebabs, sendo que a rastreabilidade das amostras aponta para 7 produtores na Polónia e um na Áustria. No entanto “não foi encontrada prova microbiológica de contaminação em nenhuma das instalações” que foram alvo de fiscalização.
Assim, segundo o ECDC, “os cientistas esperam que seja provável a ocorrência de novos casos neste surto em vários países, uma vez que a fonte de contaminação ainda não foi identificada”.
Os especialistas recomendam investigação adicional para identificar os possíveis locais na cadeia de produção de carne de frango, onde a contaminação por salmonela poderá ter ocorrido.
Entre os países com casos identificados e listados no relatório estão a Áustria, a Dinamarca, a Finlândia, a França, a Alemanha, os Países Baixos, a Noruega, a Polónia, a Eslovénia, a Eslováquia, Itália, Irlanda, Bélgica e o Luxemburgo, bem como o Reino Unidos e os EUA.
Fonte: Executive Digest