O ministro da Agricultura, Carlos Costa Neves, afirmou terça-feira que espera ver aprovada até ao fim do mês a regulamentação da produção de milho transgénico em Portugal.
Carlos Costa Neves afirmou que a regulamentação da cultura de milho transgénico, autorizada pela União Europeia, está praticamente concluída, estando neste momento em análise no Ministério do Ambiente para posterior aprovação em Conselho de Ministros, o que espera possa acontecer até ao fim do mês.
Afirmou ainda que "este é daqueles casos em que se justifica a ideia de que um Governo de gestão, em relação às questões urgentes, deve decidir sobre elas".
Para o Costa Neves é necessário estabelecer "regras de coexistência" entre o transgénico e as outras formas de produção para que este tipo de cultura "não vá poluir o resto, nomeadamente o biológico".
Assegurando que a sua proposta é "bastante prudente", o ministro sublinhou ser preferível estabelecer espaços de segurança razoáveis, que eventualmente possam vir a ser reduzidos no futuro, "do que começar logo com muitas proximidades".
No seu entender, a aprovação da regulamentação é essencial, pois se as regras de coexistência não estiverem aprovadas isso não vai inibir os agricultores portugueses que o queiram de plantar transgénicos.
Sublinhou que "é do interesse de todos que essa regulamentação não só seja aprovada como seja publicada".
Confessando-se detentor de "uma costela muito verde", Costa Neves afirmou, contudo não "diabolizar" o transgénico, que "tem o seu espaço", tal como a agricultura biológica ou a intensiva.
Fonte: Confagri