Com o objectivo de reduzir os acidentes relacionados com a ingestão de substâncias cáusticas, resultantes do uso indevido e irresponsável de embalagens de água engarrafada, já está a decorrer a campanha “Água Vem, Embalagem Vai ”, promovida pela APIAM.
A APIAM – Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente, a fim de promover a sensibilização geral para este problema, recomenda Boas Práticas no consumo de águas engarrafadas podendo ser destacadas as seguintes regras:
- Consumir apenas água mineral natural e água de nascente que esteja inviolada e que tenha sido aberta na presença do consumidor;- Não utilizar embalagens vazias de água para outros tipos de produtos, especialmente, produtos perigosos susceptíveis de provocar acidentes.
Os acidentes relacionados com a ingestão de substâncias cáusticas, resultantes do uso indevido e irresponsável de embalagens de água engarrafada, ainda que raros e pontuais, verificaram-se em estabelecimentos de restauração e similares. No entanto, também os ambientes domésticos são um cenário preocupante, não só porque existe um elevado número de ocorrências, mas também porque as principais vítimas são crianças.
Os acidentes são frequentemente associados à incorrecta armazenagem desses produtos em embalagens de água engarrafada e à prática ilegal de venda avulsa de detergentes ou pesticidas em frascos ou garrafas destinadas a outros conteúdos.
Fonte: Portal Alimentar e APIAM