A Agência Portuguesa de Segurança Alimentar tomou conhecimento, através da Rede de Alerta Rápido, que tinha sido detectada a presença não declarada de cloridrato monohidratado de sibutramina no suplemento alimentar Evolution Slim & Slender, destinado à perda de peso.
O alerta rápido foi emitido pela Landesuntersuchungsamt , Instituto de Investigação do Estado de Rheinland-Pfallz, Alemanha. Este suplemento alimentar é produzido na China pela empresa Kunming Dali Industry & Trade e distribuído pela empresa holandesa New Life Lida B.V. que a comercializa com rotulagem em língua holandesa.
A comercialização é feita via Internet e através de particulares que adquirem o suplemento em leilões online. As autoridades alemãs comunicaram o caso à imprensa bem como às autoridades policiais.
A substância detectada, sibutramina, é um medicamento sujeito a receita médica não devendo por isso encontrar-se em géneros alimentícios. A dosagem aconselhada para esta substância é de 10 a 15 mg por dia, tendo sido detectado no Evolution Slim & Slender uma dosagem de 27 mg. A sibutramina está indicada como terapêutica adjuvante de um programa de perda de peso em doentes obesos ou doentes com excesso de peso que apresentem factores de risco relacionados com a obesidade como a diabetes tipo 2 ou dislipidémia. O seu uso está contra-indicado em várias situações como doenças psiquiátricas, uso de fármacos com acção sobre o sistema nervoso central, doença coronária ou hipertensão.
A APSA recomenda aos consumidores que não ingiram este suplemento alimentar.
Fonte: APSA – Agência Portuguesa de Segurança Alimentar