15 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Microrganismos em missão para limpar os solos tóxicos da Europa
2025-12-12
Qualfood

Investigadores financiados pela UE estão a recorrer à própria equipa de limpeza da natureza para combater a poluição tóxica do solo causada pela indústria.

Nos arredores da cidade montanhosa de Sabiñánigo, no norte da Espanha, uma fábrica de produtos químicos abandonada permanece num terreno ainda marcado por décadas de produção de lindano – um pesticida agora proibido em todo o mundo – que deixou para trás milhares de toneladas de resíduos tóxicos.

A produção terminou na década de 1980, mas o principal subproduto do pesticida, o hexaclorociclohexano (HCH), continua a infiltrar-se no solo e nas águas subterrâneas circundantes.

O HCH é tóxico para humanos, animais e vida aquática. Ele também bioacumula, o que significa que pode se acumular nos tecidos de organismos vivos e subir na cadeia alimentar. Isso torna-o um alvo importante para ações de remediação ambiental.

Uma equipa de cientistas financiada pela União Europeia está a explorar como aproveitar os agentes de limpeza naturais – bactérias e microrganismos que vivem no solo – para decompor a poluição de forma natural. Se bem-sucedido, o método poderá ser aplicado em toda a Europa, onde a saúde do solo se deteriora constantemente há décadas.

“Estamos a tentar entender quais microrganismos desempenham quais funções específicas e como eles colaboram. Se o microbioma do solo estiver saudável, o solo pode começar a se recuperar”, disse a Dra. Rocio Barros García, renomada biotecnóloga ambiental da Universidade de Burgos, na Espanha.

O microbioma do solo é a comunidade única de microrganismos que ali vivem. Assim como o microbioma intestinal ajuda o corpo a digerir os alimentos, os microrganismos presentes no solo e na água podem produzir enzimas que decompõem poluentes orgânicos no ambiente. Esse processo é conhecido como biorremediação.

Leia o artigo completo aqui.

Fonte: Horizon

 

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt