Codex Alimentarius: Normas Alimentares
2003-12-05
A Comissão do Codex Alimentarius adopta mais de 50 novas normas alimentares
A Comissão do Codex Alimentarius adoptou mais de 50 novas normas sobre a qualidade e inocuídade dos alimentos, sendo algumas delas revisões de normas já existentes. Foram introduzidas normas que avaliam os riscos potenciais dos alimentos derivados da biotecnologia e dos tratados por irradiação.
As normas incluem disposições relativas à avaliação da inocuídade do produto antes da sua comercialização e sobre a possibilidade de localização do produto em caso de necessidade de ser retirado do mercado.
Irradiação de alimentos
A Comissão adoptou novas normas que permitem utilizar doses mais altas na irradiação dos alimentos de forma a retardar a deterioração e prolongar a duração dos mesmos. Os alimentos são geralmente irradiados com raios gama para destruir as bactérias e aumentar o tempo de vida. A Comissão determinou que permitindo maiores níveis de irradiação será possível eliminar os esporos e os patogénicos como o Clostridium Botulinum, resistentes às radiações.
Teor de cacau no chocolate
A denominação chocolate dependerá da quantidade de cacau que o produto contem. Segundo as novas normas os produtos comercializados com a denominação chocolate deverão conter um mínimo de 35% de cacau. Os produtos que contêm chocolate, como os cereais de chocolate, deverão conter pelo menos 20% de cacau.
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.