Novas embalagens: Proposta UE
2003-12-02
Bruxelas propõe recipiente "activo" e "inteligente" para alimentos
A Comissão Europeia apresentou uma proposta de regulamentação sobre os materiais que entram em contacto com os alimentos. Entre as alterações propostas está o desenvolvimento de materiais mais modernos para os recipientes de forma a minimizarem a interacção com os alimentos.
A produção dos recipientes “activos” e “inteligentes” permitiria prolongar a duração e frescura dos alimentos, para além de conseguirem realizar um rastreio completo dos materiais que entram em contacto com os alimentos em todas as etapas de produção e distribuição.
Os materiais que entram em contacto com os alimentos incluem as protecções de plástico, garrafas de vidro, objectos como colheres, chávenas, tintas de impressão etc.
A proposta, deverá ser analisada pelo Parlamento Europeu, e responde à necessidade de criar avanços ao nível da tecnologia que promovam uma maior garantia na segurança dos alimentos.
Segundo a Comissão Europeia, o recipiente “activo” deverá interactuar com o alimento de modo a reduzir os níveis de oxigénio.
Deste modo, o recipiente “inteligente” poderá mudar de cor de modo a avisar o consumidor do grau de frescura do alimento, e comprovar desse modo as condições óptimas de ser consumido.
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.