O grupo CASH (Consensus Action on Salt and Health) publicou um artigo que alerta para o elevado conteúdo de sal presente nos alimentos, nomeadamente nas sandwiches colocadas à venda, e sugere que seja incluída na rotulagem a informação relativa ao teor em sal.
O grupo CASH fez análises ao teor de sal a cerca de 250 embalagens de sandwiches vendidas na Inglaterra, cerca de 22% possuía mais de 3 gramas de sal e 44% mais de 2.5 gramas de sal. Duas das sandwiches recolhidas continham um teor superior a 6 gramas de sal, mais do que a dose diária recomendada.
A dose diária recomendada de sal para um adulto é de 6 gramas.
As sandwiches do tipo pequeno-almoço contendo ovo, bacon e salsichas apresentaram elevados teores em sal. Sandwiches do tipo Ceasar com frango apresentavam 5.9 gramas de sal, e com salmão fumado, 6.4 gramas de sal.
O excesso de sal na dieta é um dos factores principais que contribui para a elevada pressão sanguínea.
O sal é utilizado como conservante nos alimentos, bem como para fornecer sabor e textura. A maioria dos produtos à base de carne contêm sal, adicionado para fornecer sabor e para inibir o crescimento bacteriano. O sal também pode actuar como emulsionante, diminuindo a perda de gordura e de água durante a cozedura em produtos como as salsichas.