Toda a distribuição responsável dos cultivos transgénicos deve incluir o procedimento completo de elaboração tecnológica, desde a avaliação dos riscos anteriores à comercialização até às considerações referentes à biossegurança e a supervisão do produto uma vez vendido, esta é conclusão de uma reunião de especialistas em agricultura, celebrada na sede da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
Os objectivos ambientais também devem compreender a manutenção e a protecção dos recursos naturais básicos, como a terra, a água e a biodiversidade. Desta forma, a vigilância poderia ser o elemento chave da produção de conhecimentos necessários para a protecção dos agro-sistemas, os meios de subsistência rurais e a integridade ecológica em geral.
De acordo com os investigadores, sublinha a FAO, os possíveis perigos associados ao cultivo de OGM's devem situar-se num contexto mais geral das repercussões positivas e negativas relacionadas com todas as práticas agrícolas. Neste sentido, a organização defende que “as organizações ambientalistas, de agricultores e as da comunidade deveriam participar constante e activamente neste processo”, tudo porque os interessados “formam parte intrínseca do sistema”.
A FAO revela ainda que está disposta a facilitar este processo com outras organizações e centros de investigação nacionais e internacionais.
A subdirectora geral do Departamento de Agricultura da FAO,Louise O. Fresco, realçou que “o propósito da FAO é oferecer aos países um instrumento auxiliar para tomar decisões informadas nesta matéria e proteger a produtividade e a integridade ecológica dos sistemas agrícolas”.
Na reunião, que se desenvolveu em torno da polémica e da preocupação dos consumidores com os transgénicos, a FAO pediu ao grupo internacional de especialistas em agricultura para proporcionarem claras directrizes preliminares sobre o enfoque científico mais exacto para supervisar os efeitos ambientais dos cultivos OGM.
Os especialistas reconheceram que já existe informação abundante e falta somente reuni-la e coordená-la, uma vez que se encontra dispersa. Realçaram também que a vigilância dos efeitos dos cultivos transgénicos não só é necessária, como também é viável.
Fonte: FAO e Confagri