O primeiro estudo sobre quem é e como é o consumidor do vinho do Porto, em Portugal, foi apresentado ontem. As conclusões do estudo passam pelos hábitos de compra, consumo e imagem do vinho.
Requisitado aos institutos Português de Administração (IPAM) e para o Desenvolvimento e Investigação em Marketing (IDIM), pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), o trabalho de campo, realizado em Lisboa e Porto, teve como amostra 1.263 inquiridos.
No que respeita aos hábitos de compra, os principais consumidores são os «homens com idades compreendidas entre os 35 e os 49 anos, sendo Lisboa o local de maior compra assídua de vinho do Porto». O hipermercado é, para a maioria dos entrevistados (59%) o local preferido para aquisição e os factores de compra são «o tipo de vinho e a sua marca».
Em termos de hábitos de consumo, concluiu-se, sobretudo, que o produto é «associado a ocasiões festivas». Além disso, é definido «como digestivo e bebida para o serão».
Do ponto de vista da imagem, este produto é grandemente associado às classes sociais mais baixas, não sendo claramente uma bebida para os jovens.
O presidente do IVDP, Jorge Monteiro, informou que este tipo de estudo vai passar a ter um carácter anual, «como forma de traçar o perfil do consumidor e suas características, tal como os níveis de compra e evolução».
Fonte: O Primeiro de Janeiro e Confagri