A Direcção Regional de Agricultura do Alentejo pretende concluir a vacinação de 1,2 milhões de ovelhas até meados de Abril. O objectivo é impedir o surgimento de novos focos de língua azul.
Para este efeito, encontram-se no campo 44 equipas de vacinação que incluem elementos dos Agrupamentos de Defesa Sanitária. Até agora, estes profissionais conseguiram imunizar cerca de 800 mil ovinos.
Luís Telo Abreu, o director regional de Agricultura do Alentejo, afirmou que a vacina deverá manter a sua eficiência até 15 de Abril, mas alguns agricultores temem que a debilidade física dos animais, decorrente da falta de alimento, resulte na invalidez da vacina.
O insecto vector da doença passa, tradicionalmente, a estar activo a partir de meados de Abril, uma vez que a subida da temperatura ambiente potencia a sua acção. No entanto, o mosquito aproveitou as altas temperaturas do Inverno passado e, em Portugal, chegaram a detectar-se 11 focos de língua azul.
A doença terá chegado ao nosso país através de Espanha, onde os primeiros sinais surgiram em Cádiz, na Andaluzia. No país vizinho suspeita-se que a língua azul terá chegado vinda de Marrocos.
Fonte: Público