A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) determinou que a estirpe de gripe das aves detectada na Coreia do Norte não é a mesma que tem afectado os países asiáticos.
Oficiais da FAO deslocaram-se ao país para investigar a situação, até porque a Coreia do Norte não dispõe de instrumentos para a identificação das diferentes estirpes de gripe das aves.
Concluíram que o vírus detectado é o H7, enquanto o que tem afectado países, como o Vietname ou a Tailândia, é o H5.
Ásia: 50 pessoas morrem vítimas da gripe das aves
Depois das autoridades vietnamitas e um médico confirmarem a morte de duas pessoas,o balanço de mortos na Ásia devido à gripe das aves alcançou os 50.
Um médico do hospital de Saint Paul, em Hanoi, informou que uma criança de dez anos que deu positivo num teste ao vírus H5N1 morreu por problemas pulmonares horas depois de ter sido internada no passado dia 27 de Março. O médico assegurou que na segunda-feira se conheceram os resultados do teste, realizado pelo Instituto Nacional de Higiene e Epidemiologia.
O ministro da Saúde do Vietname confirmou entretanto outra morte da qual não se tinha falado, embora as autoridades não tivessem proporcionado mais detalhes sobre a identidade da vítima.
O Vietname registou um total de 16 mortes devido à gripe das aves desde o último surto desta doença, que começou no passado mês de Dezembro. Desde que surgiu a doença, um total de 50 pessoas morreram na região (36 vietnamitas, 12 tailandeses e dois cambodjanos).
Fonte: Agrodigital, Confagri e Diário Digital