Os serviços de saúde do Camboja confirmaram a terceira morte devido à gripe das aves, depois da morte de uma menina de oito anos num hospital de Phnom Penh.
Ly Sovann, responsável do departamento de doenças contagiosas do ministério de saúde, afirmou que «segundo as nossas primeiras análises, a menina morreu de gripe das aves. Recebemos a confirmação do Instituto Pasteur em Phnom Penh».
De acordo com o mesmo responsável, a menina era, como as duas primeiras vítimas cambojanas, originária da província de Kampot, na fronteira com o Vietname, onde 36 mortes foram registadas desde o final de 2003.
Doze pessoas morreram também na Tailândia vítimas do vírus H5N1, responsável pela forma mortal da gripe das aves.
A menina morreu na noite de quinta-feira no hospital privado de Kantha Bopha na capital, afirmou a mesma fonte, indicando que foram enviadas amostras para serem analisadas no estrangeiro com o objectivo de confirmar se o vírus H5N1 era a causa da morte.
De acordo com um responsável do ministério da agricultura, que solicitou o anonimato, a menina habitava na localidade de Ser Treng, na província de Banteay Meas.
Esta localidade situa-se a cerca de 20 quilómetros da localidade de Keatha Vong Leu, de onde era originária uma mulher de 25 anos, que morreu em Janeiro depois de ter consumido frango.
Gripe das Aves: Coreia do Sul Anuncia Ajuda para Coreia do Norte
Entretanto, a Coreia do Sul anunciou que vai enviar ajuda à Coreia do Norte no sentido de conter a propagação do surto de gripe das aves, que já conduziu ao abate de 218 mil aves no país.
A metade democrática da Coreia prometeu testes, equipamentos de descontaminação e sistemas de desinfecção. O vírus identificado na Coreia comunista ainda não atingiu a população e sabe-se já que a estirpe identificada não é a mesma que tem afectado outros países asiáticos. O vírus H7 não é contagioso para a população.
Fonte: Lusa, Diário de Notícias e Confagri