16 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Farinhas de Origem Animal Adubam Solos Agrícolas
2005-06-09

O Partido Ecologista “Os Verdes” denunciou que, em Santa Maria da Feira, as explorações agrícolas estão a usar farinhas de origem animal para adubar os solos. Os ambientalistas querem explicações do Governo.

A suspeita chegou aos ecologistas através da Associação Fórum Ambiente e Cidadania de Mosteirô, que tem vindo a alertar para a situação, temendo eventual poluição causada por duas fábricas de processamento de carcaças animais.

Rogério Leal, proprietário das empresas, confirmou à comunicação social local o uso das farinhas animais, garantindo que o procedimento está autorizado pelo Ministério da Agricultura. O empresário terá adiantado que já dá este destino às farinhas há cerca de ano e meio.

Para “Os Verdes”, a deposição directa das farinhas animais, sem tratamento prévio, em campos agrícolas «poderá constituir um verdadeiro atentado ambiental, com consequências extremamente graves para a saúde pública». Os ecologistas estão preocupados com farinhas que tenham origem em animais infectados com encefalopatia espongiforme bovina, mais conhecida por doença das “vacas loucas”.

O partido ambientalista quer, por isso, que o Ministério do Ambiente esclareça se tem conhecimento da situação e se a mesma cumpre a legislação sobre resíduos; quer que seja assegurada a cessação da prática se estiver em causa o ambiente e a saúde pública. “Os Verdes” querem, ainda, que o Ministério da Agricultura avance explicações sobre as condições de licenciamento.



Fonte: Jornal de Notícias

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt