O Centro de Informação do Iogurte (CII) iniciou recentemente, em parceria com a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG), uma mega campanha de informação junto dos utentes dos Centros de Saúde sobre práticas alimentares saudáveis e os benefícios associados ao consumo de iogurte.
Esta campanha é uma consequência do “Dia do Iogurte”, comemorado no dia 17 de Maio, tendo então o CII divulgado o estudo "Práticas alimentares, fontes de informação e imagem dos iogurtes junto dos utentes dos Centros de saúde", no qual foi apurado que 50% dos médicos de família informa os utentes sobre alimentação saudável e que a maioria da população nacional (61,1%) valoriza os conselhos dados por estes especialistas de saúde nas consultas.
A iniciativa cobre 370 Centros de Saúde, e respectivas extensões, de todo o país, e atinge cerca de 4 mil médicos de clínica geral. Estes estão a receber material informativo que os auxilia no aconselhamento dos utentes. Nomeadamente para as crianças, o material são histórias sobre alimentação saudável e puzzles lúdicos com a nova Roda dos Alimentos. Os adultos recebem folhetos informativos.
Os Centros de Saúde passam a ter, expostos, alguns cartazes informativos com conselhos para uma alimentação saudável e com a “Nova Roda dos Alimentos” para que os utentes possam ler e solicitar mais informação aos médicos de família.
É de realçar que o “Dia do Iogurte” foi assinalado, em Portugal, com a criação de um “Espaço de Saúde”, no Rossio, em Lisboa, o qual atendeu cerca de 2 mil pessoas e onde foram realizados cerca de 1600 rastreios ao colesterol, índice de massa corporal e tensão arterial, seguidos de aconselhamento gratuito sobre alimentação saudável.
Esta acção contou também com a participação de perto de 400 crianças que assistiram a workshops pedagógicos sobre a “Nova Roda dos Alimentos”, o processamento do iogurte e os hábitos alimentares saudáveis.
Criado em 2000, o CII tem como missão divulgar aos profissionais de saúde, educação e comunicação, os benefícios do iogurte para a saúde, contribuindo, assim, para a melhoria dos hábitos alimentares dos portugueses.
Fonte: Portal Alimentar