18 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Vinho do Porto defende nome no mercado americano
2005-07-20

O IVDP, em parceria com as entidades representativas do Champagne (CIVC) e Xerez (FEDJEREZ), está a desenvolver um programa para a divulgação das denominações de origem nos EUA, com o objectivo de sensibilizar os consumidores e profissionais americanos para a importância da origem na qualidade dos produtos.

As três entidades vão investir dois milhões e seiscentos mil euros num projecto de comunicação com a duração de 3 anos que pretende mostrar ao público americano que a origem do Produto é fundamental na sua qualidade e no seu valor.

Os nomes das Denominações de origem de prestígio são, para os vinhos europeus, uma vantagem comercial essencial para desenvolver a notoriedade dos produtos junto dos consumidores, adicionando valor económico.

Este benefício não tem medidas efectivas de medição, dado que a utilização das indicações geográficas reflecte uma ligação exclusiva à região produtora. Deste modo, a defesa das denominações de origem torna-se essencial. Ora, como é sabido, os EUA usam os termos “Port”, “Champagne” e “Sherry” para designar produtos feitos dentro do território americano, fazendo com que estes sejam, legalmente naquele mercado, produtos concorrentes dos europeus, mas que podem levar ao engano do consumidor.

Com o apoio da Comissão Europeia, estas três entidades vão investir 2.600.000 (dois milhões e seiscentos mil euros) num projecto de comunicação com a duração de 3 anos que pretende mostrar ao público americano que a origem do Produto é fundamental na sua qualidade e no seu valor.

Na estratégia está a criação do Center for Wine Origins, que se encarregará de sensibilizar o público por intermédio de seminários e provas, promoção em pontos de venda, publicidade em revistas e um site informativo na Internet, funcional após Setembro.

Estas acções decorrerão nas principais cidades consumidoras de vinho dos EUA, como Nova Iorque, São Francisco, Los Angeles, Chicago, Miami, Boston, Washington DC, Baltimore, Long Island e Aspen. Espera-se também aliar esta estratégia ao crescente interesse que as regiões vitivinícolas americanas têm em ver defendida a origem dos seus produtos.



Fonte: AgroPortal

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt