As autoridades de Hong Kong estão a efectuar testes de despistagem do vírus da gripe das aves H5N1 a uma garça-real encontrada morta segunda-feira numa zona rural junto à fronteira com o continente chinês.
De acordo com um comunicado do Departamento da Agricultura, a garça-real foi encontrada por um funcionário ferroviário numa zona rural e os primeiros testes efectuados ao animal morto apontam para a contaminação pelo vírus da gripe das aves.
A confirmar-se a contaminação pelo vírus da gripe das aves, este será o segundo caso detectado este ano em Hong Kong depois do vírus ter provocado a morte a seis pessoas em 1997 na antiga colónia britânica.
Segundo dados oficiais divulgados na região asiática, este ano foram já confirmadas as mortes de 31 pessoas por terem contraído a doença.
Como medida preventiva, o Departamento de Saúde efectuou exame a sete pessoas que estiveram em contacto com o animal, não tendo sido detectada qualquer infecção, embora permaneçam sob vigilância nos próximos dias.
Ao mesmo tempo, o Departamento de Agricultura lançou uma operação rastreio nas quintas situadas num raio de dois quilómetros do local onde a ave foi encontrada morta, mas até agora nenhum outro caso suspeito de infecção foi detectado.
Fonte: AgroPortal