06 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
DECO alerta para a presença excessiva de sal nos alimentos
2005-01-25

A DECO - Associação de Defesa do Consumidor - alerta que o pão que é consumido diariamente constitui um dos principais fornecedores de sal para o organismo, devido à quantidade de sal que contém.

A DECO efectuou um estudo sobre as quantidades de sal presentes na comida dos portugueses, tendo analisado 150 alimentos. Os resultados serão publicados na edição de Fevereiro da revista "Teste Saúde".

De acordo com a Associação de Defesa do Consumidor, os portugueses consomem sal em excesso, especialmente aquele que já está contido nos alimentos confeccionados.

A DECO afirma que "bastam quatro carcaças por dia para atingirmos quase metade do valor máximo diário de sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde [OMS]".

A OMS recomenda que a dose de sal para um adulto seja de seis gramas por dia, mas de acordo com a DECO os estudos existentes indicam que os portugueses estão entre os maiores consumidores de sal da União Europeia, consumindo entre 11 e 17 gramas diariamente.

Relativamente à presença de sal nos alimentos, a DECO centrou-se nos produtos já confeccionados, exceptuando os alimentos reconhecidamente salgados como os enchidos, e diz que são "responsáveis por uma grande fatia do sal que consumimos".

Para além do pão, a associação destaca produtos como as sopas instantâneas e as refeições pré-preparadas como alimentos em que não se considera a quantidade de sal já incluída e que contêm grandes quantidades daquele tempero.

Na edição de Fevereiro, a revista "Teste Saúde", aponta ainda as doenças sobre as quais o consumo de sal pode ter efeitos nocivos, como é o caso das doenças cardiovasculares, cancro do estômago, hipertensão, insuficiência renal ou cardíaca e cirrose.

Para rectificar a situação, a DECO pede que a Direcção-Geral de Saúde elabore um estudo para avaliar a situação e que seja ainda publicado um "código de boas práticas nutricionais" para restaurantes e fabricantes em que se diminua a quantidade de sal nos alimentos.

A DECO sugere também que as campanhas de informação para os consumidores sobre os efeitos do sal na saúde sejam acompanhadas de rótulos com informação nutricional completa "em todos os alimentos" e com medidas uniformes: a quantidade por cada cem gramas e por dose.



Fonte: Público

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt