16 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
CE aprova Directiva sobre condições sanitárias em aviários
2005-05-31

A Comissão Europeia aprovou hoje uma proposta de Directiva que pretende regular as condições sanitárias nos aviários, protegendo assim os frangos destinados à alimentação humana.

O Executivo Europeu ficou alarmado com a publicação de alguns estudos que revelam lacunas nas condições sanitárias e de bem estar dos animais, criados de forma intensiva.

Esta a primeira vez que se elabora uma legislação específica a nível europeu. Os frangos são o animal de criação mais abatido na União Europeia, e em várias ocasiões os consumidores demonstraram preocupação pela forma como os animais são mantidos durante a vida, adianta Bruxelas no texto aprovado.

A proposta deverá garantir uma melhoria substancial nas condições dos animais, ao mesmo tempo que permite flexibilidade nos métodos de exploração aos criadores, desde que cumpram as normas impostas.

De acordo com o documento, apenas poderá haver 30 quilos de animais vivos por cada metro quadrado de aviário, ficando ainda afixadas uma série de condições mínimas de bem-estar para os animais. As aves deverão ter livre acesso a ninhos, bebedouros e comedouros, assim como uma ventilação apropriada.

As instalações devem ainda ter iluminação suficiente e adequada, sendo obrigatório um mínimo de duas inspecções por dia. Os frangos que se apresentem gravemente feridos ou problemas de saúde devem receber tratamento ou ser imediatamente sacrificados. Além disso, é exigido um registo detalhado das temperaturas, tratamentos médicos e taxa de mortalidade.



Fonte: Diário Digital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt