De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura, divulgado na passada quinta-feira, foram apreendidas quatro toneladas de carne, 112 de frutos diversos e 231 quilogramas de peixe pelas autoridades de controlo da qualidade alimentar.
As acções, desenvolvidas pela Direcção Geral de Fiscalização e Controlo de Qualidade Alimentar (DGFCQA), ocorreram na sequência de diversas inspecções no âmbito do controlo da segurança alimentar em Abril e Maio, que levaram à instauração de 92 processos de contra ordenação (38 no sector da carne bovina e 54 no pescado).
No que diz respeito à carne bovina, foram inspeccionados 30.317 quilos de carne nacional, 17.427 quilos de carne proveniente da União Europeia e 3.465 quilos de países terceiros.
A DGFCQA inspeccionou ainda 34.655 quilos de pescado, tendo neste caso apreendido 231 quilos.
De acordo com o documento foram ainda destruídos e inutilizados 112.980 quilos de produtos de origem vegetal (melancia, melão, manga, abóbora, papaias e ananás).
Ao todo, foram visitados pelas autoridades 356 estabelecimentos, entre hipermercados, supermercados, matadouros, armazéns, talhos e restaurantes.
Fonte: Diário Digital e Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas