19 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Brucelose: Vinte Casos Confirmados
2005-08-02

O Hospital de Santo André, em Leiria, revelou hoje que tem internados seis doentes com brucelose, na sequência do surto da doença que, desde Junho, já atingiu 20 pessoas dos concelhos de Leiria, Porto de Mós e Batalha.

De acordo com Rui Passadouro, da Autoridade de Saúde do Distrito de Leiria, a causa da propagação da doença está identificada: a ingestão de queijo fresco não pasteurizado, produzido na Batalha, "cuja venda é proibida".

De acordo com fonte do hospital, três dos casos de internamento têm o "diagnóstico confirmado" - duas mulheres de 71 e 67 anos e um homem com 88 anos -, enquanto os outros três se apresentam com "diagnóstico provável".

O presidente do Conselho de Administração do hospital, Hélder Roque, realçou que todos os casos acompanhados estão "a ter evolução favorável, prevendo-se a alta de um deles na próxima semana".

O primeiro destes internamentos aconteceu a 05 de Junho de 2005, com o que se pensava ser um problema do foro ortopédico.

Segundo Hélder Roque, só mais tarde, a 06 de Julho de 2005, "surgiu a suspeita de brucelose, tendo o doente sido transferido de serviço e, entretanto, confirmado o diagnóstico".

O surto de brucelose no distrito de Leiria atinge, ao todo, 20 indivíduos, disse Rui Passadouro.

O médico adiantou que "neste momento são os diagnósticos que há, mas a situação está controlada. Há três pessoas internadas, devido aos sintomas que apresentam, e outras de baixa em casa, porque a brucelose é uma doença que é possível tratar-se no domicílio".

Contudo, e porque é uma doença "com um período de incubação de dois a seis meses", podem surgir mais diagnósticos positivos de brucelose, disse ainda.



Fonte: Lusa

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt