O relatório do Plano Nacional de Controlo de Resíduos referente ao ano de 2003, foi recentemente apresentado pelas entidade oficiais.
Foram realizadas pesquisas de resíduos a três familias de compostos:
Anabolizantes e outras substâncias proibidas: Estilebenos, Hormonas Tireostaticas, esteroides naturais e sintéticos, betagonistas, cloranfenicol e nitrofuranos.
b) Resíduos de medicamentos autorizados acima do limite máximo permitido (LMR): Antibióticos e sulfamidas, antihelmíticos, coccidiostaticos, tranquilizantes, anti-inflamatórios.
Contaminantes (Poluentes): Organofosforados, organoclorados, PCBs, metais pesados, dioxinas, micotoxinas e corantes.
8 000 amostras de bovinos, suínos, leite, coelhos, aves (galinhas, frangos, codornizes, perús, patos), peixes de aquacultura.
Resultados positivos:
23 casos positivos para os resíduos pesquisados em a), num total de 1763 amostras recolhidas em carnes (talho); 3 casos positivos para os resíduos pesquisados em b), num total de 1870 amostras recolhidas em carnes (talho); 1 caso positivo para os contaminates pesquisados em c), num total de 60 amostras de leite;O relatório refere ainda e face à crise desencadeada pelo aparecimento e detecção de nitrofuranos, foram colhidas 1464 amostras, das quais 346 deram um resultado positivo, ou seja, mais de 20% de testes positivos.
Em consequência destes resultados, resultaram 176 sequestros em explorações animais e instaurados processos de de contra-ordenação.
Refere ainda que a partir de Maio, os testes passaram a dar sistematicamente negativos o que leva a crer que se tomaram as medidas correctivas para soluccionar um dos problemas de risco para a saúde.
As análises foram realizadas nos seguintes laboratórios:
Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (LNIV), Laboratório Central de Qualidade Alimentar, Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR)
Fonte: http://www.portugal.gov.pt/NR/