A Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) divulgou um estudo de mercado no qual se conclui que os vinhos verdes ocupam a segunda posição no mercado nacional.
O estudo, da responsabilidade da empresa AC Nielsen, contempla apenas os vinhos em vasilhame de 0,75 litros e não abrange mais que os estabelecimentos Nielsen, mas a CVRVV entende que «mesmo assim, constitui um excelente instrumento de análise».
Em Julho de 2004, os dados apontavam para um crescimento do mercado dos vinhos da ordem dos 7%, em volume e valor, sabendo-se que o domínio pertence ao vinho tinto com mais de 60% do total. Das mais de 40 regiões vitivinícolas analisadas pela AC Nielsen, um total de dez representam quase 90% do mercado, estando o Alentejo na liderança, com 38% do volume e 43% do valor.
Em segundo lugar, estão os vinhos verdes, que representam 15% do volume e 14% do valor, seguidos do Douro, que compreende 6% do volume e 8% do valor. Os vinhos verdes, diz a CVRVV, continuam «a verificar um aumento no volume de vendas acumuladas, de Janeiro a Setembro, relativamente aos períodos homólogos de 2002 e 2003».
É notória também a preferência dos consumidores por vasilhames de 0,75 litros, concluindo-se daí que os perfis de consumo estão a sofrer alterações e que estão a passar de um consumo em quantidade para um consumo de qualidade.
Fonte: CVRVV