A Comissão Europeia e a Comissão para a Segurança de Produtos para Consumidores dos Estados Unidos acordaram novas directivas para o reforço da cooperação transatlântica no âmbito da segurança alimentar.
Ficou estabelecido que ambas as partes trocarão informação sobre a questão e estabelecerão diversas iniciativas conjuntas para salvaguardar a segurança alimentar dos consumidores europeus e norte-americanos.
Markos Kyprianou, comissário para a Saúde e Protecção do Consumidor, afirmou que “tanto os consumidores americanos como europeus têm altas expectativas quando se trata de segurança de produtos. O acordo de hoje vai ajudar as autoridades de ambos os lados do Atlântico a ir de encontro a essas expectativas e fazer os seus trabalhos mais eficazmente”.
O responsável realçou ainda que os desafios são idênticos para os Estados Unidos e para a União Europeia. “Muitos produtos são vendidos tanto no mercado dos EUA como da UE e, portanto, um produto perigoso identificado num mercado pode, muitas vezes, estar a circular no outro. A troca de informação sobre produtos, questões emergentes de saúde e segurança e sobre a padronização de actividades vai ajudar ambos os lados a melhor a eficácia das suas actividades”.
Fonte: Comissão Europeia e Congafri