Os lotes de produtos da marca "Old El Paso" suspeitos de conterem um corante potencialmente cancerígeno não foram distribuídos para Portugal, garantiu na passada sexta-feira a empresa fabricante à Agência Portuguesa de Segurança Alimentar (APSA).
Num comunicado divulgado na sexta-feira, a APSA refere que "a Agência Portuguesa de Segurança Alimentar contactou o fabricante, General Mills, que garantiu que os lotes contaminados não foram distribuídos para Portugal".
A agência de segurança alimentar britânica aconselhou quinta- feira a retirada do mercado de produtos alimentares da marca "El Paso" por suspeita de conterem Para Red, um corante com uma composição química muito semelhante ao potencialmente cancerígeno Sudan 1, o mesmo que levou em Fevereiro à retirada do mercado de vários tipos de molho inglês.
Os produtos em causa da marca "Old El Paso" são 15 lotes das refeições mexicanas "Enchillada" e "Burrito".
De acordo com a APSA, a Rede de Alerta Rápido informou no dia 14 "que tinha sido detectada paprika contaminada com o corante químico Para Red, proveniente do Uzbequistão, via Espanha, e distribuída para vários países da União Europeia, entre os quais Portugal não se incluía".
Apesar de nada indicar que os lotes contaminados estejam a ser comercializados no país, a APSA "recomenda aos consumidores que tenham este tipo de produtos em suas casas que não os consumam".
Por seu lado, a Direcção-Geral de Fiscalização e Controlo da Qualidade Alimentar (DGFCQA) enviou brigadas para verificar a inexistência em Portugal de produtos contaminados com este corante, cuja utilização como aditivo é proibida pela União Europeia desde 1995.
De acordo com António Ramos, presidente da DGFCQA, foram ainda emitidos comunicados para as centrais de compras, as empresas de distribuição e as grandes cadeias alimentares com a identificação dos lotes suspeitos, para que estes possam ser retirados do mercado, caso existam.
Fonte: Lusa