19 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Gripe das aves: Indiano internado em Lisboa
2005-08-30

Um cidadão indiano proveniente da Indonésia a bordo de um barco chinês foi hoje internado num hospital em Lisboa para submeter-se a vários exames, que poderão incluir o rastreio ao vírus da gripe das aves, disse fonte médica.

Pedro Canas Mendes, director do Hospital Curry Cabral, afirmou que o homem, de 51 anos, partiu da Indonésia a 21 de Junho, num barco chinês e foi hoje resgatado ao largo de Cascais com febres altas e calafrios, entre outros sintomas.

Após uma observação sumária e o resultado das primeiras análises, o quadro clínico "não parece configurar doenças infecciosas possíveis de adquirir na região de origem - dengue, pneumonia atípica ou meningite meningocócica", estando já identificada uma infecção bacteriana generalizada no sangue" do doente.

Pedro Canas Mendes realçou que o exame ao vírus da gripe das aves só será feito se os outros testes não identificarem a origem da sintomatologia do doente.

Cipriano Justo, delegado de Saúde de Cascais, adiantou que os restantes elementos da tripulação não apresentavam qualquer dos sintomas detectados no cidadão indiano resgatado.

Há oito dias, o homem começou a manifestar febres altas, calafrios e dores no olho esquerdo.

Perante a resistência das febres altas aos anti-piréticos foi solicitado o desembarque do doente, por motivos de saúde, em diversos portos, o qual terá sido recusado, adiantou Pedro Canas Mendes.

Quando se encontrava ao largo de Cascais, o barco solicitou o resgate do doente, o qual foi acedido, tendo o cidadão sido resgatado pelo Instituto de Socorros a Náufragos e elementos da Capitania de cascais.

O doente deu entrada no Hospital Curry Cabral - unidade de referência para as doenças infecto-contagiosas - ao início da tarde de hoje e, desde então, foi submetido a uma série de testes clínicos e exames complementares de diagnóstico.

O encaminhamento para este hospital foi decidido pelas autoridades de saúde, nomeadamente a Direcção-Geral da Saúde, que "está a acompanhar o caso a par e passo", de acordo com Pedro Canas Mendes.

O director do hospital adiantou que "estão a ser recolhidos um conjunto de elementos de diagnóstico, com vista a esclarecer a situação".

O doente "encontra-se desperto e colaborante com os médicos", adiantou a mesma fonte.

Para prevenir uma eventual epidemia de grandes dimensões que pode ser provocada pelo vírus da gripe das aves, Portugal encomendou 2,5 milhões de doses de um medicamento contra a doença.

A gripe das aves é uma doença infecciosa destes animais, causada por uma estirpe do grupo A do vírus da gripe e altamente contagiosa.

As autoridades de saúde mundiais receiam que deste vírus, com uma grande capacidade de mutação e que até agora apenas se transmite entre os animais e destes para os seres humanos, possa passar a transmitir-se de homem para homem.



Fonte: RTP

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt