Foi detectado um caso de encefalopatia espongiforme bovina (BSE) numa cabra, em França, anunciou hoje a Comissão Europeia, confirmando que se trata do primeiro a nível mundial.
Philip Tod, porta-voz do comissário europeu para a Saúde e Protecção dos Consumidores, Markos Kyprianou, explicou que "sabemos que a transmissão da BSE [a uma cabra] era possível porque os testes em laboratório o tinham demonstrado". No entanto, de acordo com o responsável, "é a primeira vez que é detectado um caso concreto numa cabra".
O Ministério da Agricultura francês terá anunciado que um painel de cientistas nomeado pela Comissão Europeia confirmou a doença numa cabra abatida em 2002. Foi detectada em Outubro de 2004 na cabra abatida dois anos antes, no Sul de França, a presença de um agente infeccioso com características semelhantes ao agente responsável pela BSE – conhecida por doença das “vacas loucas”.
Realçando que, "apesar de se tratar do primeiro caso de BSE detectado numa cabra em estado natural", a Comissão Europeia garante que "medidas de precaução destinadas a proteger os consumidores contra essa eventualidade são aplicadas na União Europeia há vários anos".
Markos Kyprianou, comissário da tutela, afirmou que "pretendo tranquilizar os consumidores e dizer-lhes que as medidas de segurança existentes na União Europeia garantem um elevado grau de protecção".
O responsável realça ainda que são efectuados testes que permitem "detectar animais suspeitos de forma a retirá-los da cadeia alimentar, como a que foi utilizada para cabra infectada e o resto do seu rebanho". Bruxelas garante, assim, a intensificação dos testes, "para determinar se este se trata ou não de um caso isolado".
Fonte: Público